O estradiol é o principal estrogênio produzido durante a primeira fase do ciclo menstrual pelos ovários!
Considerado o hormônio do sex appeal para as mulheres! Seu pico é diretamente proporcional ao período fértil das mulheres!
Responsável pelas características sexuais secundárias nas mulheres, este importantíssimo hormônio é responsável por diversas funções no corpo feminino, que vão desde lubrificação vaginal até fixação de cálcio nos ossos!? Com a chegada do climatério o estradiol começa a cair e sintomas extremamentes desconfortáveis começam a surgir, entre eles:
– ressecamento vaginal e dispareunia (dor durante as relações?)
– irritabilidade e depressão (devido baixa auto-estima)
– ondas de calor e fogachos
– dores de cabeça
– osteoporose! E com ela, aumento no risco de fraturas ósseas
– insônia! Geralmente decorrente das ondas de calores
– aumento no risco de desenvolvimento de câncer de mama e endométrio
Ainda hoje, muitas pacientes me interrogam sobre o risco de reposição hormonal e câncer! Isso tudo se deve ao “Boom” que a reposição hormonal teve no início dos anos 2000. Na época, o “melhor” tratamento proposto era de um hormônio derivado da urina de éguas prenhas!? Isso mesmo!
Por enquanto não estamos comendo feno e nem capim, não é mesmo!?
Então hormônio de égua é pra égua, hormônio humano é para humanos!
A reposição com hormônios isomoleculares humanos – quando bem indicados – só traz benefícios às nossas queridas mulheres!
Procure um médico atualizado e capacitado que irá lhe orientar melhor sobre a melhor maneira de melhorar sua saúde e qualidade de vida! Tenham uma ótima semana!