SOBRE O PROFISSIONAL

FORMAÇÃO ACADÊMICA e COMPLEMENTAR

• Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho/RJ
  • Pós-graduado lato sensu em Endocrinologia e Metabologia
  • Extensão em Current Trends Endocrinology pela Harvard Medical School - Boston/USA
  • Pós-graduando lato sensu em Medicina do Esporte e Exercício

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

• 2013 - 2014: Atendimento endocrinológico dos pacientes referenciados (SUS/MG) para o Centro de Especialidades da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso/MG
  • 2013 – 2016: Diretor Médico da Clínica Center Life Nutrição, Medicina e Estética em Varginha/MG
  • 2014 – atual: Diretor Médico da Clínica Health and Human Performance em Ribeirão Preto/SP
  • Palestrante em cursos, congressos e conferências.
  • Consultor Científico da ADS / Athletica Nutrition - (www.atlheticanutrition.com)
  • Atua nas áreas de endocrinologia, performance humana, fisiologia hormonal, obesidade/emagrecimento, medicina esportiva e envelhecimento saudável

ATUAÇÃO MÉDICA

• Em sua clínica na cidade de Ribeirão Preto/SP, Dr. Thiago Alcântara atende tanto atletas de alto rendimento como fisiculturistas, triatletas, maratonistas, tenistas, ciclistas, nadadores, entre outros, que buscam maximização de performance, quanto praticantes de atividade física amadores que buscam melhora da qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento e resultados estéticos, como aumento de massa muscular e definição muscular.

• Ministra cursos e conferências para profissionais e estudantes da área de saúde, e palestras para o público em geral.

• Participa de congressos, simpósios, seminários com temas ligados às áreas de endocrinologia, medicina esportiva e qualidade de vida.

• Atua na área de consultoria esportiva para industrias de alimentos e suplementos alimentares (ADS / Athletica Nutrition).

METODOLOGIA DE ATENDIMENTO

ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, BASEADO NAS NECESSIDADES E OBJETIVOS DO PACIENTE

Durante a Faculdade de Medicina, os professores catedráticos sempre foram enfáticos com a seguinte frase:

“A clínica é soberana”

Isso quer dizer que os sinais e sintomas que o paciente pode apresentar sempre serão superiores ao resultado de qualquer exame complementar. Com isso, se faz necessária uma anamnese (questionário) extremamente minuciosa e individualizada para compreender a rotina de vida do paciente, a qualidade do seu sono e seus sintomas físicos e mentais, além do exame físico e da avaliação da composição corporal através do método de Bioimpedância (Inbody).

“Ausência de doença não é sinônimo de saúde.”

Muitas doenças podem ser diagnosticadas em seu estado inicial e nem sempre isto vem acompanhado de sintomas. Com isso, se faz necessária uma investigação detalhada de todo o organismo por meio de exames laboratoriais, a fim de detectar de forma precoce alterações nutricionais e/ou metabólicas.
Isso é feito sempre visando a prevenção de doenças, afinal, a medicina pode fazer muito por aqueles que precisam de pouco, e pouco por aqueles que precisam de muito.

A reavaliação após o início do tratamento tem como objetivo avaliar a evolução do paciente fisicamente (a melhora dos sinais e sintomas apresentados e relatados na consulta anterior) e os resultados dos seus exames laboratoriais em comparação com os achados anteriores.

Em geral, o retorno do paciente ao consultório para acompanhamento é bimestral ou trimestral, dependendo do tratamento a ser realizado e dos objetivos estabelecidos.