Café faz bem ou faz mal? Os reais benefícios e malefícios desta bebida tão amada.

Café faz bem ou faz mal? Os reais benefícios e malefícios desta bebida tão amada.

Quem resiste àquele cheirinho de café de manhã, nos intervalos do expediente, ou no fim da tarde num bate-papo com amigos? Visita em casa e reunião de trabalho sem cafezinho, nem pensar, né? O café é, de fato, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mas além de popular e saborosa, é também controversa: afinal, o café faz bem ou faz mal para a saúde? A resposta é: depende!

Quando consumido em excesso, o café pode sim trazer alguns efeitos negativos, como ansiedade, dor de cabeça, insônia e irritabilidade.

Por outro lado, se consumido com moderação, ele tem uma série de benefícios para a saúde como melhorar diversos aspectos do funcionamento do cérebro, incluindo memória, humor, vigilância, níveis de energia, tempos de reação e função cognitiva geral.

A forma como o café é preparado também faz diferença para sua saúde. O excesso do consumo de café em cápsulas pode aumentar a contaminação do nosso corpo com o alumínio ☠☠

Além disso, o grão de café muito torrado perde suas substâncias benéficas. Por isso é melhor optar por pó de cor marrom mais clara (cor de chocolate) do que os mais escuros.

Para desfrutar da bebida com prazer e sem ter complicações, o ideal é não ultrapassar o limite de três ou quatro xícaras pequenas, distribuídas ao longo do dia, dando um espaço de tempo de ao menos 1 hora entre uma tomada e outra.

Facebook Comentários
Share

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *