Testosterona Também é um Hormônio Feminino?

Testosterona Também é um Hormônio Feminino?

Um dos meus hormônios preferidos e com isso me dedico muito ao estudo dele!

Você sabia que a testosterona é produzida tanto pelos homens quanto pelas mulheres??

Sim, isso mesmo! Claro que as mulheres a produzem em doses mínimas em torno de 5-10% da quantidade produzida pelos homens, mas mesmo sendo em quantidades pequenas, sua carência pode provocar sintomas extremamente importantes nas mulheres!

A testosterona na mulher é produzida em dois lugares:
– adrenal (maior parte)
– conversão periférica (grande parte)
– ovários (menor parte)

Frequentemente em meu consultório observo jovens mulheres com testosterona em valores tão baixos que por vezes se apresentam indosáveis e com isso toda aquela sintomatologia típica da baixa de testosterona:
– fadiga;
– queda de libido;
– dificuldade de ganhar massa muscular;
– flacidez
– distúrbios de humor (oscilando entre irritabilidade, ansiedade e depressão)
– diminuição da massa óssea
– anemia.

Em grande parte dos casos, a baixa de testosterona em mulheres em idade fértil se deve ao uso de anticoncepcionais hormonais.

O uso destes verdadeiros venenos provocam no corpo das mulheres a seguinte alteração:
Aumento do SHBG: nosso fígado produz uma proteína chamada SHBG (globulina carreadora de hormônios sexuais) e está possui um ligação muito forte com a testosterona! Se liga e não solta!!!

Tornando-se essa ligação SHBG-testosterona uma fração não biodisponível para o nosso corpo. Os anticoncepcionais provocam o aumento da produção de SHBG, e este se liga em grande parte da testosterona livre, inutilizando-a. Além disso, outra causa de baixa de testosterona é o processo natural do envelhecimento. Com o passar dos anos e a melhor fase da vida chegando, as glândulas adrenais e os ovários diminuem a produção da testosterona, levando a paciente, neste caso especifico ao déficit de produção de testosterona o qual culmina na mesma sintomatologia citada acima.

Desde que seja feita por um medico capacitado e atualizado na área, a suplementação de testosterona é simples, segura e seus benefícios podem ser sentidos em poucas semanas!

Não deixe de visitar nosso Blog no site, nele você encontra este e outros posts informativos sobre assuntos atuais e interessantes:

#DrThiagoBAlcantara #QualidadeDeVida #AtividadeFísica #AlimentaçãoSaudável #Saúde #PerformanceHumana #Hormônio #Hormonios #Testo #Testosterona #HTR #Progesterona #Estradiol #Melatonina #Cortisol #GH #DHEA

Facebook Comentários
Share

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *