Série Suplementos Alimentares – Creatina

Série Suplementos Alimentares - Creatina

Bom dia pessoal!

Hoje continuaremos nosso bate-papo falando sobre Creatina.

Os jovens “marombeiros” não são os únicos a se beneficiar com a suplementação deste tripeptídio.

Sim, tripeptídio porque é formado por GLICINA + METIONINA + ARGININA. E para justificar seus benefícios, vamos entender os principais locais onde encontramos a creatina:
-MÚSCULO ESQUELÉTICO
-SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-OSSOS.

Assim como a Glutamina, sobre a qual conversamos semana passada, nosso corpo também produz Creatina através dos rins e fígado. Porém, com o aumento da demanda de creatina por processos (envelhecimento, doenças neuro-degenerativas, aumento da intensidade de treinos, entre outros) nosso corpo não consegue suprir a quantidade necessária, sendo possível assim prescrever sua suplementação.

Os últimos estudos sugerem que a suplementação com creatina pode ser benéfica para os idosos, mesmo aqueles que se encontram inativos. Com o envelhecimento, geralmente surge também a perda de força e a diminuição da massa magra, bem como o declínio cognitivo e diminuição da massa óssea. Evidências mostraram que a suplementação com creatina em idosos pode aumentar a massa magra, força, resistência à fadiga e desempenho em atividades diárias, e pode até diminuir o declínio cognitivo, aumentando os níveis de creatina cerebral.

Estes efeitos foram inclusive aumentados em idosos que associaram atividade física em sua rotina diária. Os idosos que praticaram exercício e se suplementaram com creatina tiveram um aumento da densidade óssea acima do que seria observado apenas com o exercício.

Uma pergunta frequente é sobre o comprometimento renal que a suplementação com creatina poderia causar, e todos estudos são UNÂNIMES: A suplementação com creatina não causou alterações renais em indivíduos SEM alterações renais prévias.

Claro que a quantidade necessária para cada pessoa é individualizada, sendo necessária sempre a prescrição de um médico ou nutricionista competente. #Creatina #SuplementosAlimentares

Facebook Comentários
Share

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *