Intolerância à Lactose – Você sabe o que é?

Intolerância à Lactose - Você sabe o que é?

Intolerância à lactose é um assunto que parece estar em todos os lugares ultimamente. Na televisão, no supermercado, na fila do banco. Nas redes sociais sempre tem algo ou alguém falando sobre alimentos “zero lactose” ou “lac-free”. Mas com tanta coisa dita, publicada e compartilhada, você sabe de fato o que é intolerância à lactose e como essa condição interfere na vida das pessoas? E será que você é intolerante à lactose?

Mas vamos por partes. Antes de mais nada, uma informação básica. A lactose é um tipo de açúcar encontrado exclusivamente no leite e em outros produtos lácteos. Quando ingerimos leite ou seus derivados, como queijos, a lactose é transformada em energia para nossas células, por meio de um processo de quebra desta molécula por uma enzima chamada lactase. A intolerância à lactose surge quando o organismo não produz a lactase em quantidade suficiente para dirigir toda a lactose ingerida. O açúcar do leite que não é digerido no intestino acaba fermentado por bactérias provocando um quadro de mal-estar frequente que pode incluir grande formação de gases, dor no abdômen, inchaço (sensação de abdômen distendido), diarreia e até vômitos. E esse quadro pode se intensificar de acordo com a quantidade de lactose ingerida. Em casos menos comuns, a intolerância à lactose pode ser congênita, ou seja, o indivíduo nasce sem a capacidade de fabricar a lactase. Porém, em geral, essa condição surge devido a uma diminuição esperada da produção de lactase pelo organismo com o envelhecimento ou então quando infecções ou processos inflamatórios mais graves afetam as células do intestino produtoras de lactase.

O leite e seus derivados são fontes importantes de cálcio, fósforo e vitaminas, e uma opção para os intolerantes é controlar a ingestão diária e/ou optar pelo consumo de produtos com zero % lactose. Vale lembrar que, ao contrário dos que muitos imaginam ou ensinam no face e inta nas “dietas da moda”, cortar o consumo de lactose da dieta nada tem a ver com emagrecimento, mas com certeza seu bolso ficará mais fininho, afinal alimentos lac-free são mais caros que os demais… hehehe.

Então é isso. Se você se identifica com os sintomas mencionados neste post consulte seu médico para fazer uma avaliação clínica e os exames laboratoriais específicos que vão diagnosticar se você tem intolerância à lactose e assim definir o melhor manejo para os eu caso.

Facebook Comentários
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *