Hora do Descanso

Hora do Descanso

Perguntinha rápida, pessoal: vocês fazem a higiene do sono? Acho que muita gente respondeu não, não sei ou o que isso, doutor?

Então, meus queridos, o sono é FUNDAMENTAL para a nossa saúde. É no sono que nosso corpo se organiza, regenera diversas células, produz diversos hormônios e repõe nossas energias. E para que toda essa cascata aconteça, o sono precisa ser de QUALIDADE e REPARADOR! Porém, alguns hábitos ao deitar pra dormir podem interferir na qualidade do sono e consequentemente na saúde. Acordar cansado é um bom indício de que você não anda dormindo bem, mesmo que durma muitas horas. O número de horas de sono varia de pessoa para pessoa, mas é preciso realmente descansar durante o sono.

É muito importante começar a desacelerar e desligar equipamentos eletrônicos que provocam estímulos incompatíveis com os que nós precisamos para descansar e permitir que o sono seja, de fato, reparador. A melatonina é o hormônio-chefe deste fenômeno fascinante que é o nosso sono. Quando fechamos nossos olhos e estamos em um ambiente escuro, a melatonina começa a ser secretada pela glândula pineal. Sua ação faz com que nosso organismo se prepare para dormir. Nosso corpo, então, inicia todo processo de regeneração, ajustes hormonais e renovação energética. Porém, a secreção de melatonina depende da escuridão total. Portanto, mantenha o quarto todo escuro. Evite essa exposição à luz desnecessária minutos antes de dormir. Isso, claro, inclui abandonar o hábito de usar o celular na cama, na hora de dormir!!

Outras dicas de ouro: a atividade eletromagnética intensa atrapalha o funcionamento do impulsos elétricos do nosso cérebro, impedindo-nos de descansar plenamente. Por isso, de preferência, não tenha TV no quarto e, se tiver, desligue a tv e o roteador da tomada ao ir dormir. Coloque o celular longe da sua cama; se for impossível, por causa de outras funcionalidades (ex.: despertador) ou pelo apego ao o bichinho (rsrs), coloque-o no modo avião. Ah e de preferência, durma antes meia-noite pois diversos picos hormonais (principalmente testosterona e GH) são feitos na madrugada.

Pessoas que têm sono de baixa qualidade têm maior tendência a engordar, pois produzem menos hormônios que tiram o apetite e têm tendem a ingerir mais carboidratos, além de comer mais exatamente por não estar dormindo. Pressão alta, diabetes, gordura abdominal são alguns dos problemas que atingem que tem o sono desregrado.

Viram só? São discas simples, mas que podem fazer uma diferença enorme na sua saúde, principalmente a longo prazo! Então, agora que vocês já sabem o que é a higiene do sono, coloquem em prática e… bons sonhos!

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