GH – Hormônio do Crescimento

GH - Hormônio do Crescimento

Hoje vamos falar sobre um dos hormônios mais aguardados: o hormônio do crescimento, o famoso GH.

O GH é secretado pela hipófise e se liga a seus receptores localizados no fígado, onde estimula a secreção de IGF-1 que é o responsável pelas funções nos órgãos-alvo. O GH é um dos primeiros hormônios a ter sua produção diminuída com o envelhecimento. A deficiência na produção de GH, portanto, pode acontecer tanto na criança (caracterizada principalmente pelo déficit de crescimento) quanto no adulto.

Os sintomas do déficit de GH no adulto:
– Acúmulo de gordura abdominal e diminuição da massa muscular
– Fadiga e indisposição
– Flacidez da pele
– Dificuldade de ganho de massa muscular
– Queda de cabelo e fraqueza ungueal

Quando suspeitamos do déficit de GH, devemos sempre dosar o IGF-1 ou somatomedina C, já que o GH é secretado de forma pulsátil. Apesar de ser o exame mais indicado como triagem, em alguns casos o paciente pode apresentar valor normal, porém se os sintomas forem clássicos, devemos fazer uma investigação específica através do teste de estímulo para termos certeza que não há déficit do GH.

Ainda está com dúvidas sobre o GH? Confira os mitos e verdades sobre este hormônio:

1- GH causa câncer? 
NÃO! Porém devemos ter muito cuidado. O GH é um hormônio anabolizante – causa hipertrofia e hiperplasia – aumento no número de células. Se por algum motivo você já tenha algumas células cancerígenas, estas poderão se multiplicar com o uso do GH.

2 – GH pode ser tomado em pó ou cápsulas? 
Não! GH é um peptídeo, assim como outros hormônios (a insulina e o glucagon) e com a administração oral/sublingual esta substância é degradada! Portanto, a administração do GH é por via subcutânea.

3 – GH pode causar diabetes?
Sim! O GH é um hormônio contrarregulador da insulina, ou seja, promove hiperglicemia. O uso INADVERTIDO pode aumentar a resistência do nosso corpo à insulina, e isto pode levar a um quadro de diabetes sim!

4 – O GH vai fazer eu emagrecer e ficar definido igual o AB-TONER?
Apesar das características citadas acima, os estudos científicos provam que há a necessidade da associação com atividade física e, claro, alimentação adequada (formando o TRIPÉ da SAÚDE: nutrição, otimização hormonal e atividade física) a fim de otimizarmos a lipólise.

5 – GH faz crescer o meu queixo e meu nariz? 
Se você não tiver indicação para o uso, sem dúvidas! O GH quando usado em doses supra-fisiológicas pode causar crescimento das extremidades ósseas.

6 – GH engrossa a voz? 
Não! GH é um anabolizante, não um esteroide! Não possui efeito androgênico (masculinizante).

7 – Tenho deficiência de GH, mas não tenho dinheiro! O que posso fazer Dr.? 
Treine! Diversos estudos provam que o agachamento livre é um dos exercícios que mais promovem aumento na secreção de GH! Durma bem, o GH tem seu pico durante o sono. Por isso desligue a TV, apague todas as luzes, desligue o celular e durma bem! Otimize também o consumo de arginina, zinco e magnésio!

E lembre-se sempre de procurar um médico capacitado que fará uma avaliação completa, investigará seus sinais e sintomas e lhe orientará sobre a melhor forma de cuidar de toda sua orquestra hormonal.

Facebook Comentários
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *