Conheça mais sobre a Melatonina.

Conheça mais sobre a Melatonina.

Boa noite meus seguidores!

Hoje volto a conversar sobre hormônios. O hormônio da vez é a Melatonina.

Para compreendermos melhor precisamos entender um pouco sobre a importância do sono!

Vocês sabiam que passamos 1/3 de nossas vidas dormindo!? (alguns passam até um pouco mais, né!? Rsrs)

Brincadeiras à parte, o que quero dizer com isso!? O sono é essencial para todos nós! É durante o sono que nosso corpo se organiza, regenera diversas células, produz diversos hormônios
e renova as energias! E para que toda essa cascata aconteça o sono precisa ser REPARADOR! 

Com a mudança na nossa rotina de vida e o ritmo acelerado que estamos submetidos tenho observado uma pandemia de pessoas com distúrbios do sono: algumas com dificuldades de iniciar o sono; outras com dificuldade de manter o sono. Uma coisa estes pacientes têm em comum: a queixa clássica de já acordar cansado. Claro! O sono não foi eficaz, não regenerou! E isso vira uma bola de neve, pois a pessoa já acorda fadigada, estressada, ocorre aumento do cortisol de maneira exagerada o que vai minando cada vez mais a qualidade de vida do paciente.

A Melatonina é o hormônio-chefe deste fenômeno fascinante que é o nosso sono! Quando fechamos nossos olhos e estamos em um ambiente escuro, a melatonina começa a ser secretada pela glândula pineal! Isso faz com que nosso corpo se prepare para dormir! Nosso corpo, então, inicia todo processo de regeneração, ajustes hormonais e renovação energética. Portanto, ter um sono reparador é essencial para vida!

E está enganado quem acredita que se entupir de medicamentos controlados e DORMIR SEDADO terá um sono reparador! A maioria das vezes o problema poderia ser solucionado apenas suplementando o hormônio do sono! Tratar o sono com sedativos é igual aumentar o volume do som do carro quando ele estiver fazendo um barulho! ??????

Chega de tratar a consequência pessoal! Vamos tratar a causa!!!

A dica de hoje é: Praticar a higiene do sono!

1) Não tenha TV no quarto, se tiver desligue da tomada. Evite essa exposição à luz completamente desnecessária, minutos antes de dormir.

2) Coloque o celular longe da sua cama; se for impossível, por causa de outras funcionalidades (ex.: despertador) coloque-o no modo avião! Desligue o roteador da tomada! Essa atividade eletromagnética intensa atrapalha o funcionamento do impulsos elétricos do nosso cérebro, impedindo-nos de descansar plenamente!

3) Mantenha o quarto todo escuro! A secreção de melatonina depende da escuridão total!

4) Evite refeições muito pesadas à noite. O consumo excessivo de carboidratos ao deitar, atrapalha todo funcionamento hormonal do nosso corpo.

5) Se mesmo assim estiver com dificuldades de manter um sono regenerador, procure um médico atualizado e capacitado. 

De forma alguma se auto-medique, inclusive com Melatonina – é uma substância natural, mas não se esqueça de que É UM HORMÔNIO e só deverá ser prescrito por um médico da área, pois possui contra-indicações ao uso e interage com diversos medicamentos! 

Facebook Comentários
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *