Alimentos que melhoram a produção de testosterona

Alimentos que melhoram a produção de testosterona

Oi pessoal! Como anda a testosterona de vocês? Nós já falamos antes que a testosterona é um hormônio muito importante presente tanto em homens quanto em mulheres, embora nelas seja produzido em doses menores. Ao contrário do que se pensa, a testosterona não atua apenas “definindo características masculinas” e “aumentando pelos”.

Em ambos os sexos, ela auxilia na diminuição da gordura corporal; ajuda no aumento da massa muscular e da massa óssea; estimula a libido; e tem papel importante no estado geral de disposição do indivíduo.

Um dado interessante sobre a testosterona é que para a formação do hormônio, o corpo precisa de gordura. Isso mesmo, gordura! O colesterol é o início dessa formação hormonal, junto com minerais, vitaminas e aminoácidos (proteínas).

Há casos específicos em que a suplementação de testosterona está indicada, com base em exames de sangue e na avaliação clínica de uma médico capacitado.

Porém, de modo geral, o consumo regular de alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina D é a maneira mais fácil e rápida de elevar naturalmente os níveis de testosterona.

Há diversos alimentos que melhoram a produção de testosterona, porém pontuo abaixo alguns que além, de todos os benefícios, também fazem parte da minha dieta. Vamos ver quais são eles?

1) Ovo: é um dos alimentos mais completos que existe! Rico em Vitamina D, gorduras saturadas e colesterol bom, é composto por nutrientes fundamentais para produção de testosterona;

2) Espinafre e aspargos: ricos em magnésio, vitamina C e vitamina E, substâncias importantíssimas na produção de testosterona;

3) Salmão: contém magnésio e ômega 3 que otimizam a produção de testosterona. Alguns estudos ainda relataram quedas dos níveis de SHBG em pessoas que consomem este alimento, aumentando assim o nível de testosterona biodisponível;

4) Ostras: a fonte mais rica de zinco! Além de dar um upgrade na sua imunidade, o zinco é um mineral fundamental para produção de testosterona;

5) Couve e brócolis: ricos em Indol-3-carbinol, substância com excelentes propriedades anticancerígenas e que inibem a aromatase (diminuindo a conversão de testosterona em estrogênio). Com isso otimizamos os níveis de testosterona por diminuir sua conversão!

É isso pessoal! Mas atenção, hein? É claro que este post tem a função apenas informativa e não deve substituir nenhuma terapia médica já prescrita, ok? Fale sempre com seu médico sobre qualquer mudança em sua rotina, combinado?

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