Alimentos anticancerígenos

Alimentos anticancerígenos

Certamente, você já ouviu a expressão “a saúde começa pela boca”. Essa sentença tem sua popularidade justificada, pois, desde a origem da medicina, a alimentação foi considerada um dos pilares da vida saudável.

No que diz respeito ao câncer, os cuidados com a dieta representam um notável aliado na prevenção da doença.

  • importante ressaltar que são múltiplos os fatores que podem ocasionar o aumento de células anormais no organismo. Condições genéticas, exposição à poluição, excesso de estresse, vida sedentária, tabagismo, além de alimentação inadequada, são apenas alguns agravantes de​risco da doença.

Se, por um lado, não podemos ter 100% de garantia de que ficaremos longe do câncer, por outro lado, devemos saber que existem formas de diminuirmos suas probabilidades. Afinal, na maior parte dos casos, esse tipo de enfermidade se desenvolve pela soma de fatores – e não pela ocorrência de um único, isolado.

Portanto, é hora de reavaliar seus hábitos! Descubra, no texto a seguir, valiosas dicas para enriquecer sua dieta com alimentosanticancerígenos.​ São escolhas simples e acessíveis, mas com capacidade de transformar sua rotina à mesa num verdadeiro escudo contra o câncer.

 

Pense verde

Ao fazer suas compras semanais ou escolher as opções no cardápio do restaurante, inclua uma porção caprichada de vegetais. É uma recomendação fortemente embasada por diversos estudos, que focam na alimentação anticâncer.

Dentre as opções, destaca-se o brócolis. É comprovadamente eficaz, atuando tanto no tratamento quanto na prevenção de tumores.

Isso porque o brócolis – assim como a couve, a rúcula, a mostarda, o agrião, o repolho e a couve-flor – é rico em sulforafano, composto que inibe a multiplicação de células cancerígenas.

 

De forma mais abrangente, pense que toda inclusão de vegetais em seu cardápio resulta em reforço no seu sistema imunológico, incrementando sua dieta com diversas substâncias antioxidantes, além de fornecer excelente quantidade de fibras.

 

Adicione frutas vermelhas às suas refeições

A cor vermelha-arroxeada indica presença de ácido elágico, composto de elevado teor antioxidante. Portanto, na próxima vez que se deparar com morangos, amoras, uvas, mirtilos, framboesas, romãs e cerejas, perceba-os com novos olhos.

Some ao fato de configurarem-se como alimentosanticancerígenos outros​ benefícios, tais como:

  • melhoram a visão;
  • reduzem riscos de doenças cardíacas e diabetes;
  • auxiliam no controle da pressão sanguínea;
  • trazem impactos positivos às funções cognitivas;
  • contribuem para bom funcionamento intestinal;
  • inibem o envelhecimento precoce.

Saborosas, as frutas vermelhas também são muito versáteis. Podem ser incorporadas no café da manhã, no lanche da tarde ou nas ocasiões de almoço e jantar. Considere acrescentá-las às saladas, ao iogurte ou utilizá-las em sucos e vitaminas.

Apenas evite as versões industrializadas: quanto mais processados os alimentos, menor seu potencial antioxidante. Na medida do possível, privilegie frutas orgânicas e frescas.

 

Dê atenção aos temperos

Sua dieta anticâncer pode ser facilmente turbinada com escolhas inteligentes, que trarão prazer e saúde às refeições.

A lista de especiarias e outros alimentosanticancerígenos, que adicionam sabor e cor aos pratos, é bastante expressiva. Para lhe deixar satisfeito com a variedade de opções, reunimos 4 potentes indicações. Confira:

 

 

  1. Pimenta

A capsaicina é a substância protagonista desse alimento, sendo capaz de aniquilar células malignas. Quanto mais picante a pimenta, mais capsaicina possui. Porém, vá com calma. O excesso da ingestão de pimentas é prejudicial. Use o bom senso para encontrar o equilíbrio.

 

  1. Alho

Em virturde da alicina, liberada quando o alho é esmagado, macerado ou cortado, é um importante aliado no combate ao câncer de próstata, estômago, pulmões e intestino.

 

  1. Salsa

A salsa – ou salsinha – contém apigenina, um flavonoide que dificulta a alimentação de células cancerosas.

 

  1. Açafrão

Também conhecido por cúrcuma, apresenta cor alaranjada, em função da curcumina. E é justamente a curcumina o elemento que tem sido amplamente estudado, demonstrando interessantes resultados no combate a diferentes tipos de câncer (tais como o de pele e o cerebral).

 

O que não incluir em sua dieta anticâncer

Tão crucial quanto saber o que é aconselhável comer, é conhecer o que deve ser evitado.

Dessa forma, atente para as seguintes dicas:

  • Diminua a ingestão de alimentos refinados. Prefira a versão integral de grãos como arroz, trigo, milho, aveia e quinoa.
  • Modere no consumo de carnes vermelhas.
  • Mantenha distância de comidas enlatadas, fast food e embutidos.
  • Seja muito comedido no uso de sal e açúcar.

 

Um menu farto em alimentosanticancerígenos está​ disponível de modo muito mais próximo do que você imaginava, não é mesmo?

Sabemos que a praticidade precisa ser amiga da saúde. Por isso, estamos comprometidos com a divulgação de dicas que você pode, facilmente, adotar em sua rotina.

 

 

 

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